O estado de Mato Grosso do Sul é provido de imensas belezas naturais e possui atrativos naturais e culturais que o tornaram mundialmente conhecido por sua biodiversidade.

A formação de pratos como símbolos regionais reforça a dimensão da culinária como apresentação da diversidade e da identidade.

A culinária é o registro da história de uma região e da intensidade das trocas entre diferentes culturas em um território. Pratos típicos são preparados de acordo com as tradições e transmitidos a cada geração, significando muito mais do que o fato de alimentar.

Hoje a gastronomia do estado é composta por mistura de várias contribuições das muitas migrações e imigrações ocorridas em seu território, mas a maior parte dela são pratos que o estado apropriou como seu, e não algo desenvolvido especificamente para compor a história gastronômica, que traga consigo a diversidade de ingredientes que a nossa terra proporciona, além de experiências exóticas em consumo alimentar.

Neste sentido, propomos uma feira gastronômica a fim de incentivar e difundir a boa gastronomia e reforçar que a culinária regional e o uso de ingredientes exóticos da nossa flora e fauna, tais como: insetos comestíveis, plantas, flores e frutos da nossa região com potencial para uso culinário, não explorado.

É importante a valorização da culinária tradicional, reconhecer nessa culinária um mundo de novas oportunidades para, a partir das suas raízes, caminhar para novas experiências.

O Comitiva dos Chefs 2019 contará com espaço para Aulas show, onde chefs de cozinha

ministrarão oficinas, farão debates, ocorrerá seminário, o cinema voltado para a gastronomia; o Corredor Gastronômico com restaurantes e chefs de cozinha comercializando seus pratos regionais; a Praça de alimentação com atrações culturais: shows musicais, espetáculos, cinema apresentando filmes que abordam o tema gastronômico; o Espaço network envolvendo empresas, artesões, pequenos produtores, indígenas e quilombolas ofertando seus produtos e serviço; Espaço para Crianças, com oficinas para crianças; e a novidade desta edição, a Vivência Sensorial Gastronômica, uma experiência às cegas que irá incorporar degustação de sabores, música e dança.

Este ano o evento foi aprovado para captação de recurso via a Lei de Incentivo do Governo Federal, com renúncia fiscal de 100%. Tal recurso viabilizará uma Mostra de Música Instrumental, fortalecendo a atividade profissional no Estado, estimulando a difusão de obras e o gosto do público pelos ritmos da fronteira – polca, guarânia, chamamé e o que chamamos de raízes musicais voadoras, com a presença no repertório de atrações como artistas, orquestras e grupos de expressão da região.

Incentivar a interação da música e os eventos da gastronomia sul-mato-grossense como um encontro de música, saberes e sabores que valoriza a produção musical local e a produção de alimentos, integrando parte da programação oficial do Festival Gastronômico Comitiva dos Chefes, em Campo Grande e várias cidades do interior do Mato Grosso do Sul.

Comitiva dos Chefs é um festival que se pretende realizar anualmente, itinerante nas diversas regiões do estado, e uma experiência sólida como contribuição para a cultura, o turismo e a identidade de Mato Grosso do Sul.